5 ideias com dormentes para se inspirar

Você já pensou que madeiras de trilhos de trem podem ser reutilizáveis em decorações? Essa peça é mais conhecida como dormentes. 

Os dormentes de madeira são peças retiradas de trilhos de trem que foram retiradas em períodos de manutenção dos trilhos. 

Ao invés de serem desperdiçados, os dormentes podem ser utilizados para decoração, como em cercas, pergolados, pisos ou até mesmo móveis. 

O efeito que os dormentes transparecem na decoração é principalmente o aspecto rústico, pelo fato de serem peças naturais e provenientes de madeira. 

No entanto, não são todas as pessoas que sabem utilizar os dormentes para criar espaços decorativos ou mobílias. 

Por isso, a Kaska, neste artigo, te mostrará 5 ideias com dormentes para você se inspirar e deixar sua casa com o aspecto rústico. Continue lendo para saber mais! 

O que são dormentes? 

Como dito anteriormente, os dormentes são peças utilizadas principalmente em ferrovias. Atualmente, elas correspondem por somente 5,4% do escoamento da produção brasileira. 

Eles só possuem o formato retangular e são instalados de maneira transversal à via férrea sendo utilizados para serem base dos trilhos. 

Por serem leves, os dormentes de madeira permitem que a manutenção das vias férreas sejam mais leves. Além disso, eles são ótimos para os itens de fixação da via permanente. 

Quando as vias férreas recebem manutenção, os antigos dormentes podem ser direcionados para outras finalidades, como a decoração. 

Com os dormentes é possível criar móveis, construir pergolados e cercas ou até mesmo pisos. Tudo o que você precisa é deixar sua imaginação fluir. 

Para que servem os dormentes? 

Os dormentes são a base para os trilhos de ferrovias, porém, eles possuem diversas outras finalidades. 

Inicialmente, os dormentes foram desenvolvidos para serem instalados nas vias metro-ferroviárias para aguentar as cargas dos trens que são transportadas pelos trilhos. 

Tecnicamente, elas são utilizadas para manter a distância entre as rodas do trem e manter o alinhamento e nivelamento dos trilhos. 

No entanto, como dito anteriormente, os dormentes também podem ser utilizados em decorações, como pergolados de madeira, pisos, móveis e outros. 

Os dormentes começaram a ser utilizados desde o século XIX, voltados para inúmeras tipos de carga por eixo, de bitola, de velocidade, de trilho e de fixação do trilho. 

De que são feitos os dormentes?

uso prático do o que são dormentes

A primeira ferrovia na história que se tem conhecimento foi construída em 1804 no País de Gales, para suportar 10 toneladas de ferro a uma distância de 16 km. 

Na época, só foram utilizadas dormentes de madeira e, até hoje, o material nunca parou de ser usado. No entanto, atualmente, existem outros tipos de materiais de dormentes. 

Antigamente, as madeiras que eram utilizadas para a produção de dormentes eram o cedro, o carvalho, o pinheiro, o cipreste, a castanheira e outros. 

Entretanto, com as exigências da preservação ambiental, aos poucos, o uso de madeira nobre para dormentes ficará proibida na maioria dos países.

Por isso, está ficando cada vez mais comum o uso de madeiras de reflorestamento, como o eucalipto — a madeira mais utilizada no Brasil. 

 Contudo, pelo fato da madeira ser um material com pouca durabilidade, sendo propenso a rachaduras, os dormentes de hoje estão sendo substituídos por concreto, aço, ou polímeros. 

Para você entender um pouco mais sobre os materiais utilizados na produção de dormentes, separamos uma explicação de cada um. Confira! 

Dormentes poliméricos 

Os dormentes poliméricos estão sendo utilizados há mais de 20 anos, mas não são muito escolhidos na produção de dormentes pela alta do preço. 

Além disso, eles também não são a escolha principal para a produção de dormente por não ter uma vida útil bem definida. 

Ele é fabricado a partir de resinas de alto curso e mesmo com carregamentos de garrafas PET, pneus e outros, ainda é um elemento muito caro. 

Dormentes de concreto 

Os dormentes de concreto são utilizados desde 1884, sendo o fabricado pelo francês Mounier. A vida útil desse material é estimada em mais de 50 anos. 

Por isso, atualmente, ele é um dos materiais mais requisitados para a construção de vias férreas. Além disso, o concreto oferece baixa manutenção e pode ser calculado e otimizado para as diferentes bitolas. 

Pelo fato de ser um elemento mais elevado, o dormente de concreto proporciona mais estabilidade da via comparada a outros tipos de materiais. 

Dormente de aço 

De acordo com especialistas, a escala dos dormentes de aço são menores que a do concreto, por isso, que ele está sendo pouco utilizado. 

Ele pode ser um possível substituto da madeira, mas não possui um bom custo-benefício e apresenta menor estabilidade na via férrea. 

Além disso, um dormente de aço possui, em média, a durabilidade estimada de 17 a 20 anos — sendo baixo comparado ao concreto. 

Dormente de madeira 

Apesar de não ser o mais duradouro, o dormente de madeira ainda é um dos elementos que são muito utilizados para vias férreas. 

No entanto, conforme dito anteriormente, as madeiras nobres estão sendo evitadas no processo de fabricação. Agora, estão sendo utilizadas madeiras de reflorestamento.

A principal vantagem do dormente de madeira é sua leveza, facilitando o transporte de cargas, a instalação e, consequentemente, a manutenção. 

No entanto, mesmo que tratado, a vida útil dos dormentes de madeira é de três a quatro anos. Isso é o principal fator da troca desse material pelo concreto. 

Porém, os dormentes de madeira ainda são uma ótima opção para aqueles que gostam de decoração. Isso porque é possível criar diversas peças com esses elementos. 

Na Kaska, você encontra dormentes de qualidade para montar o seu piso, pergolado ou móvel da melhor maneira possível. Venha conhecer nossos serviços! 

Qual é o melhor material para confecção de dormentes?

dormentes ferrovia

Para escolher o melhor material para utilizar na confecção de dormentes, é necessário realizar uma análise técnico-econômica. 

Nesta análise é considerado a vida útil, custos de transporte e instalação, necessidades de manutenção, benefícios para o material e outros aspectos. 

Por isso, para escolher o melhor material para a confecção de dormentes é importante realizar uma avaliação do projeto. 

Ou seja, você deverá saber a finalidade do dormente. Se caso o uso do elemento for direcionado para decoração, a melhor opção é a de madeira. 

No entanto, se a finalidade do dormente for para vias férreas, é recomendável escolher concreto. 

O dormente de madeira é uma ótima opção para as pessoas que estão buscando um toque mais rústico na decoração de um espaço. 

Em um cenário decorativo, a madeira é uma material que possui uma alta durabilidade e não precisa de muitas manutenções. 

Já o concreto é recomendado para as pessoas que desejam mais segurança na construção de ferrovias. Porém, esse material também pode ser utilizado em decorações. 

Onde utilizar dormentes? 5 ideias para se inspirar!

Agora que você já sabe como surgiu os dormentes e qual é sua principal aplicação, está na hora de conhecer o lado decorativo desse elemento. 

Além de ferrovias, os dormentes são uma ótima opção para aqueles que desejam construir estruturas de madeira por um ótimo custo-benefício. 

Se esse é o seu caso, a Kaska trouxe 5 ideias criativas para você se inspirar e iniciar seus projetos com os dormentes. 

Painel para flores 

Se você está procurando uma forma de deixar o seu jardim com um toque mais rústico, os dormentes podem ser grandes aliados nesse momento. 

Uma maneira de utilizar os dormentes de madeira no jardim é criando um painel de flores. Por ser um material natural, ele combina completamente com as flores e plantas. 

Deck de escadas no jardim 

Caso você tenha uma imaginação expandida, uma maneira de utilizar os dormentes de madeira é montando um deck de escadas no jardim. 

Nessa estrutura, você poderá criar um espaço para convívio entre família e decorar da maneira que desejar. Isso por a madeira ser um material que combina com qualquer tipo de decoração. 

Bancadas 

Em um cenário mais minimalista, é possível utilizar os dormentes de madeira para a criação de bancadas. Neste cenário, a confecção fica ainda mais simples. 

É possível construir bancadas de diversos tamanhos, tudo dependerá do lugar onde serão instaladas as bancadas. 

Bancos de madeira 

Geralmente, bancos de madeira são muito caros de serem construídos, mas com os dormentes a fabricação pode ficar mais barata. 

Se você deseja criar um espaço de convivência em seu jardim ou área externa da sua casa, os bancos com dormentes de madeira são uma ótima opção. 

Pergolados 

O pergolado é a decoração que está mais em alta em projetos arquitetônicos. Isso porque eles são minimalistas, mas dão um toque rústico e luxuoso a um espaço. 

Muitos não sabem, mas os pergolados podem ser feitos com os dormentes. Além de ser uma opção que se integra com qualquer espaço, possui um ótimo custo-benefício. 

Conheça também as Cruzetas de Madeira rústica para decoração de interiores em paredes, fachadas, painéis, móveis e peças diversas. Textura única com peças reutilizadas em ótimos estado!

Como a Kaska pode ajudar?

dormentes aplicação kaska

A Kaska é especializada em madeira e em dar vida a projetos de decoração. Nossos dormentes são selecionados e escolhidos de acordo com a aparência de suas faces. 

Ou seja, você não terá problemas com as condições do material, já que só optamos por dormentes de alta qualidade e durabilidade. 

Trabalhamos somente com dormentes de 3 a 4 faces boas, eliminando as chances de entregar dormentes muito desgastados ou danificados. 

Com os serviços da Kaska, você pode iniciar seus projetos de decoração e paisagismo como jardins, escadas, contenções, colunas, fachadas, painéis, móveis e muito mais! 

Se você está em busca de um ótimo custo-benefício e um material de qualidade, os dormentes da Kaska são ideais para você. Faça um orçamento conosco e dê um toque rústico ao seu espaço! 

Conclusão 

Apesar dos dormentes serem retirados de manutenção de vias férreas, a madeira desses elementos podem ser transformadas em projetos de decoração e paisagismos maravilhosos. 

No entanto, para você ter um projeto de sucesso com os dormentes de madeira, é necessário contar com uma empresa especializada no tratamento desse tipo de material

Para isso, você pode contar com a Kaska, nossos dormentes passam por uma análise completa para depois serem transformadas em móveis, pergolados, painéis, colunas e outros. 

Entre em contato conosco e realize um orçamento completo do seu projeto com dormentes de madeira!

 

error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais. PROIBIDO CÓPIA.